Logo Pagbenk Seu dinheiro rende mais
Topo

Governo agenda leilões de apoio ao mercado de milho para 4 de maio

27/04/2017 12h31

SÃO PAULO (Reuters) - O governo federal marcou para 4 de maio três leilões para subvenção aos produtores de milho de Mato Grosso, em um momento de baixa dos preços do grão, segundo comunicado da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) nesta quinta-feira.

Serão ofertados aos agricultores do maior Estado produtor do país de 7.400 contratos de opção de venda de milho das safras 2016/2017 e 2017.

Também estão previstos leilão de Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural (Pepro) pela venda e escoamento de 200 mil toneladas do produto e mais uma operação de Prêmio para o Escoamento (PEP) de 200 mil toneladas de milho.

As operações foram autorizadas em portaria interministerial no dia 19 de abril.

O governo federal anunciou 800 milhões de reais para mecanismos de apoio aos produtores de milho, na tentativa de garantir preços mínimos em um momento de excesso de oferta no Brasil que tem pressionado as cotações.

Nos contratos de opção, os produtores terão até o dia 11 de setembro deste ano para confirmar que exercerão o direito de venda do produto à Conab pelo valor de 17,87 reais a saca.

"Esse instrumento é uma modalidade de seguro que dá ao produtor rural o direito de vender seu produto para o governo numa data futura", esclareceu a Conab, em nota.

No caso do Pepro e do PEP, a intenção é garantir ao produtor um preço mínimo de 16,50 reais por saca.

(Por Gustavo Bonato)