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ENTREVISTA-Smiles mantém plano de voo, mesmo com eventual IPO da TudoAzul

Por Aluísio Alves

SÃO PAULO (Reuters) - A Smiles manterá o foco em manter seus níveis de rentabilidade e não está preocupada com eventual aumento da competição consequente de uma possível listagem em bolsa da rival TudoAzul, disse o presidente-executivo da empresa que administra o programa de fidelidade da Gol, Leonel Andrade.

"Um IPO (oferta inicial de ações, na sigla em inglês) faria sentido, porque ajudaria a controladora (Azul)", disse Andrade à Reuters. "É o que eu faria se estivesse no lugar deles."

Apostas de investidores de que a TudoAzul, de 7 milhões de clientes, pode estar se preparando para ter ações na B3 cresceram desde que a Azul estreou no pregão há duas semanas, embora executivos da companhia aérea tenham evitado falar sobre o assunto.

Ter uma empresa separada para gerenciar o próprio programa de fidelidade tem sido um caminho recorrente das companhias aéreas no Brasil. Pela natureza do negócio, essas subsidiárias acumulam caixa, justamente aquilo que suas controladoras mais precisam, especialmente em períodos de baixa oferta de recursos no mercado, como atualmente.

Segunda maior empresa do setor no país, com 12,3 milhões de clientes, a Smiles fechou no começo do mês com sua controladora Gol uma compra antecipada de passagens equivalente a 480 milhões de reais, repetindo transações similares feitas nos últimos anos.

A Multiplus, líder do setor de fidelidade com mais de 15 milhões de clientes, também tem acertado compras antecipadas da sua controladora, a unidade no Brasil da Latam (ex-TAM).

Com os 1,3 bilhão de reais levantados com a oferta primária de ações, a Azul, terceira maior companhia aérea do país, deve ter um fôlego adicional de caixa para sustentar a operação e expansão da empresa, que tem apostado forte na aviação regional do país.

Para Andrade, após uma listagem a TudoAzul sofreria o escrutínio de investidores para manter certos níveis de rentabilidade, o que poderia obrigá-la a adiantar recursos para a Azul em condições mais rigorosas.

Nesse aspecto, o executivo diz que a Smiles tem meios de seguir mantendo níveis maiores de rentabilidade dado que boa parte dos pontos gerados e resgatados são de clientes da classe executiva da Gol, que proporcionam margens maiores, segmento que tem menos participação na Azul.

"Francamente, não vejo investidores da Smiles diminuindo posição na empresa para investir em papéis de outras companhias do setor aqui", disse.

Na véspera, a companhia divulgou lucro líquido de 156 milhões de reais para o primeiro trimestre, alta de 32 por cento sobre o mesmo período do ano passado, apoiada em um crescimento de 26 por cento na receita líquida.

FUTURA LÍDER?

Segundo o executivo, embora a Smiles venha crescendo mais aceleradamente em receita e lucratividade em relação à rival maior Multiplus, a companhia não tem como meta trabalhar para ser a líder em número de clientes.

"Poderia acontecer no futuro, mas não vejo isso num horizonte de pelo menos dois anos", disse Andrade.

Segundo o presidente da Smiles, a empresa tem percebido recuperação de alguns setores, como varejo das classes A e B, farmacêutico, o que podem ser os primeiros sinais de que a economia brasileira está reagindo, após dois anos de forte recessão.

Se confirmado, esse cenário tende a repercutir positivamente nas empresas de programas de fidelidade, já que boa parte dos pontos acumulados pelos clientes são oriundos de compras pagas com cartões de crédito.

Já o acúmulo de pontos, ou milhas no caso da Smiles, por meio de compras de passagens aéreas poderia levar um pouco mais de tempo para ganhar tração, enquanto as companhias do setor têm encurtado a oferta de assentos e sido mais disciplinadas com promoções na tentativa de recuperar margens, afirmou.

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