Economia da zona do euro está sólida mas é cedo para declarar vitória, diz Draghi

HAIA, Holanda (Reuters) - É muito cedo para que o Banco Central Europeu declare vitória na sua tentativa de impulsionar a inflação da zona do euro apesar dos sinais de que a recuperação econômica do bloco está se fortalecendo, disse o presidente do BCE, Mario Draghi, nesta quarta-feira.

As declarações dele confirmam que o BCE não tem pressa para elevar os juros ou reduzir o programa de compra de títulos de 2,3 bilhões de euros do BCE apesar apesar da insistência dos países mais ricos da zona do euro, como a Holanda e Alemanha.

Mas ele indicou potenciais mudanças na mensagem de política monetária ultrafrouxa do BCE

"Os dados confirmam que a recuperação cíclica da economia da zona do euro está se tornando cada vez mais sólida e que os riscos diminuíram ainda mais", disse ele em uma audiência no Parlamento holandês.

"No entanto, é muito cedo para declarar sucesso. A pressão inflacionária continua fraca e ainda tem de mostrar uma tendência de alta convincente".

O BCE deve ajustar a mensagem de política monetária no próximo mês para refletir uma situação econômica melhor, mas mantendo a política monetária.

(Por Balazs Koranyi)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos