Bolsas

Câmbio

Produção de petróleo da Líbia sobe acima de 800 mil bpd pela 1ª vez desde 2014

TÚNEZ, Líbia (Reuters) - A produção de petróleo da Líbia tem se mantido acima de 800 mil barris por dia (bpd) pela primeira vez desde 2014, disse nesta quarta-feira a National Oil Corp (NOC), que ressaltou que uma disputa comercial com a petroleira alemã Wintershall impede uma produção extra de 160 mil bpd.

A produção nacional de petróleo poderia subir a entre 1,1 milhão de bpd e 1,2 milhão de bpd se fossem retirados obstáculos políticos, disse a NOC em um comunicado.

"Para que isso aconteça, o petróleo deve fluir livremente. Isso requer um esforço nacional", disse o presidente da companhia, Mustafa Sanalia, em comunicado.

Sanalla disse que a disputa com a Wintershall, companhia de petróleo e gás da Basf, está vinculada a um decreto emitido pelo Conselho Presidencial do Governo respaldado pela ONU em Trípoli que lhe garante poder para negociar acordos de investimento com empresas estrangeiras.

A NOC se opõe ao decreto, que segundo Sanalla "foi redigido com a ajuda da Wintershall e para beneficiar a Wintershall".

"Esse é um assunto muito sério. Estaríamos produzindo quase 1 milhão (de bpd) se não fosse a recusa da Wintershall a implementar termos acordados em 2010", disse Sanalla.

Representantes da Wintershall não puderam ser encontrados imediatamente para comentar a situação.

(Por Aidan Lewis; reportagem adicional de Ahmad Ghaddar em Londres)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos