IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

AES Tietê ainda busca ativos de energia renovável para aquisição

11/05/2017 15h06

SÃO PAULO (Reuters) - A elétrica AES Tietê, da norte-americana AES, ainda está em busca de oportunidades de aquisição de ativos de geração de energia renovável, como usinas eólicas e solares, com o foco em projetos já em operação, disse a jornalistas nesta quinta-feira o presidente da companhia, Ítalo Freitas.

Segundo ele, o objetivo da companhia é reduzir a participação das hidrelétricas em seu portfólio, devido a anos consecutivos de chuvas abaixo da média no Brasil que têm prejudicado a receita de investidores em geração hídrica.

"A gente está buscando, tem algumas oportunidades no mercado, tanto eólica quanto solar... tem (projeto) pequeno, grande, médio, tem vários tamanhos que a gente está avaliando, e buscando uma sinergia com os ativos que temos em São Paulo e agora na Bahia", disse.

A AES Tietê fechou recentemente a aquisição do complexo eólico Alto Sertão II junto à Renova Energia por 600 milhões de reais mais a assunção de 1,15 bilhão em dívidas. O empreendimento soma 386 megawatts, ante 2,6 gigawatts da companhia em hidrelétricas.

Segundo Freitas, a companhia também quer crescer com usinas a gás natural, mas nessa área o foco será em viabilizar projetos em leilões de energia nova realizados pelo governo.

O executivo disse que, até por essa opção, a companhia não tem avaliado oportunidades de aquisição no setor, como ativos da petroleira Petrobras, que opera um grande parque termelétrico no país.

(Por Luciano Costa)