Ultrapar prevê maior abertura de postos de combustível este ano e margens crescentes

SÃO PAULO (Reuters) - O grupo Ultrapar estima abertura de um número maior de postos de combustíveis neste ano no país e espera expansão de margens de lucro nos próximos meses, afirmou o diretor financeiro, André Pires, nesta quinta-feira.

"Este ano deveremos chegar perto de 500 (aberturas de postos) ou ultrapassar isso", disse o executivo durante teleconferência com analistas. Segundo ele, em 2016, as aberturas foram de cerca de 450 unidades.

A companhia divulgou na noite da véspera queda de 5 por cento no lucro líquido do primeiro trimestre sobre o mesmo período do ano passado, em resultado afetado por menores vendas de combustíveis na rede postos Ipiranga, principal braço de negócios da empresa.

Segundo Pires, a nova política da Petrobras de reajustes mais frequentes nos preços de combustíveis é positiva para a empresa e para o mercado porque dá mais visibilidade para a definição dos valores dos produtos adquiridos da estatal.

"É positivo para a Ipiranga e para o mercado. Temos capacidade de desenvolver sistemas de inteligência para avaliarmos a cadeia de suprimento da melhor forma possível, eventualmente com um pouco de importação", disse Pires.

Às 12:34, as ações da Ultrapar exibiam queda de 1,31 por cento, enquanto o Ibovespa tinha alta de 0,3 por cento.

Questionado sobre a participação de mercado da companhia no segmento de distribuição de combustíveis, Pires comentou que a Ultrapar não tem estratégia de ganho de market share. "A estratégia é focada em rentabilidade e expansão da rede, o que traz volumes melhores."

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos