IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Operação com Itaú Unibanco suspende plano de IPO da XP Investimentos

12/05/2017 13h49

SÃO PAULO (Reuters) - O plano de curto prazo de listagem em bolsa da XP Investimentos está suspenso após a companhia ter acertado a venda de fatia minoritária para o Itaú Unibanco, disse nesta sexta-feira o presidente-executivo do banco, Candido Bracher.

"No curto prazo o IPO está suspenso", disse Bracher em teleconferência com analistas para dar detalhes sobre a operação anunciada na noite de quinta-feira, apenas um dia após a XP ter pedido registro para uma oferta inicial de ações (IPO).

Na conversa com analistas, Bracher explicou que a operação está em linha com o plano do banco de ampliar receitas com serviços nos próximos anos e ganhar participação no mercado de fundos de investimentos.

O Itaú Unibanco comprou 49,9 por cento na XP, pagando 5,7 bilhões de reais pelas ações da General Atlantic e do fundo Dyna III na companhia, além de fazer um aporte de 600 milhões de reais na XP. O banco poderá comprar fatias de 12,5 por cento cada em 2020 e 2022, podendo chegar a 74,9 por cento.

O aporte será usado entre outros fins para ajudar a XP a pagar compra da corretora Rico, anunciado em dezembro, e para ampliar o capital de giro, disse Bracher.

Segundo o executivo, o Itaú Unibanco não terá preferência ou exclusividade na venda de produtos de investimentos pela XP, mas em conjunto ambas as companhias devem ganhar participação na indústria de fundos de investimentos.

O Itaú Unibanco prevê que a operação terá um impacto de 0,8 ponto percentual no seu índice de capital de nível 1, disse Bracher. Estudos iniciais do banco indicaram que a amortização do ágio do negócio pode ser feita num prazo de 7 a 10 anos.

O presidente do Itaú Unibanco disse ainda esperar uma aprovação regulatória para a transação em menos de um ano.

(Por Aluísio Alves)