IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

EUA veem dumping em exportações de vergalhão de aço a partir de Japão e Turquia

17/05/2017 09h52

WASHINGTON (Reuters) - O secretário do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, Wilbur Ross, disse que o órgão fez um parecer final constatando existência de dumping nas exportações de vergalhão de aço a partir do Japão e da Turquia e também nos subsídios concedidos pela Turquia.

A decisão, anunciada por meio de comunicado, pode resultar na imposição de tarifas antidumping de 206,43 a 209,46 por cento para japoneses, e de 5,39 a 8,17 por cento para os turcos. Além disso, os exportadores da Turquia devem arcar com impostos anti-subsídios de 16,21 por cento.

"Os Estados Unidos não podem mais ficar sentados e assistir indústrias essenciais como a siderúrgica serem destruídas por companhias estrangeiras vendendo injustamente seus produtos em mercados norte-americanos", afirmou Ross no documento.

A investigação foi aberta após uma petição entregue pela Coalizão de Ação Comercial Rebar e pelas empresas Bayou Steel, Byer Steel, Commercial Metals, Gerdau Ameristeel U.S., Nucor e Steel Dynamics.

Em uma decisão preliminar divulgada em março, o departamento atribuiu margens provisórias de dumping de 209,46 por cento para exportadores japonesas, incluindo a Jonan Steel e a Kyoei Steel, e de 5,29 a 7,07 por cento para fornecedores turcos.

O órgão ainda calculou 3,48 a 29,47 por cento para Taiwan, mas o parecer final para exportadores taiwaneses deve sair em julho.

As decisões entram em vigor se a Comissão Internacional de Comércio dos EUA considerar que as exportações prejudicam os produtores norte-americanos. O órgão deve divulgar parecer final para o Japão e a Turquia em junho, e para Taiwan em agosto.

Em 2016, as importações de barras de aço para reforçar concreto vindas do Japão foram estimadas em 96,1 milhões de dólares, enquanto as da Turquia teriam atingido 511,9 milhões de dólares, conforme dados do departamento.

(Por Eric Walsh)