IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Petroleira BP vê início promissor no México e fala em investimentos crescentes

17/05/2017 11h20

CIDADE DO MÉXICO (Reuters) - A primeira incursão da BP no recém-aberto mercado de energia do México tem se mostrado mais promissora que o esperado, e o governo deveria oferecer mais projetos para atrair investimentos, disse o chefe da petroleira britânica para o país em entrevista à Reuters.

O gerente da BP para o México, Chris Sladen, disse que a companhia espera investimentos crescentes em tudo, de exploração a vendas de combustível no varejo, e ainda tem boas expectativas quanto a parcerias com a petroleira estatal mexicana Pemex.

O México quer atrair grandes investidores para reverter anos de queda na produção de petróleo e crescente dependência de importações de gás natural e combustíveis dos Estados Unidos.

"Para virar o navio, você precisa de um substancial número de grandes projetos", disse Sladen, na sede da BP na Cidade do México. "Eu encorajaria o México a oferecer um substancial número de grandes projetos porque é disso que eles precisam."

A BP e outras empresas têm elevado sua presença no México desde 2013, quando uma mudança nas regras do setor de energia acabou com décadas de monopólio da Pemex.

A companhia britânica já está envolvida em três projetos offshore, dois nas águas profundas do Golfo do México e um em águas rasas. Sladen disse que o investimento inicial nesses três empreendimentos deve totalizar "muitas centenas de milhões de dólares".

Em 2015, a Pan American Energy, com sede na Argentina, na qual a BP detém 60 por cento, ganhou os direitos de desenvolver o campo de Hokchi em águas rasas. Sladen disse que três dos quatro poços de exploração e avaliação já foram perfurados lá, e os primeiros dados são promissores.

"Os resultados iniciais sugerem que o volume do reservatório pode ser ligeiramente maior que o inicialmente modelado. Talvez seja 20 por cento maior", disse.

O executivo disse ainda, sem detalhar, que vê um futuro em que a BP deverá investir em conjunto com a Pemex nos maiores projetos.

(Por David Alire Garcia)