IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BNDESpar diz que cobrará esclarecimentos da JBS

18/05/2017 21h53

SÃO PAULO (Reuters) - A BNDESPar, braço de participações do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), afirmou nesta quinta-feira que solicitou esclarecimentos à JBS, que é alvo de investigações sobre irregularidades em acordos de financiamento com o banco público.

A declaração vem após a Polícia Federal ter deflagrado na última nesta sexta-feira operação para investigar suspeita de fraudes e irregularidades na liberação de apoio financeiro do BNDES à JBS no valor de 8 bilhões de reais.

Segundo a BNDESpar, após a manifestação da JBS avaliará "eventuais providências a serem tomadas em razão dos fatos divulgados recentemente".

Segundo o site da B3, a BNDESPar detém 21,3 por cento do capital da JBS.

O anúncio da BNDESPar de que pedirá explicações ao frigorífico acontece num momento em que são divulgados detalhes da delação premiada do empresário Joesley Batista, um dos controladores da JBS, e de outras pessoas ligadas à empresa, envolvendo, inclusive, acusações contra o presidente Michel Temer.

Também nesta quinta, a JBS confirmou o acordo de delação premiada em nota e, também em comunicado, Joesley pediu desculpas e admitiu que fez pagamentos indevidos a agentes públicos para obter vantagens para o frigorífico e para a holding J&F, que controla a JBS.

(Por Aluísio Alves)