Bolsas

Câmbio

Setores de tecnologia e de bancos sustentam principais índices europeus

Por Kit Rees

LONDRES (Reuters) - As ações da Nokia saltaram mais de 6 por cento nesta terça-feira e atingiram o nível mais alto em mais de um ano, e junto com a alta do setor bancário impulsionaram os principais índices acionários europeus.

O índice FTSEurofirst 300 subiu 0,25 por cento, a 1.541 pontos, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 ganhou 0,22 por cento, a 392 pontos. As empresas de tecnologia europeias se destacaram, com o setor em alta de 1,4 por cento depois que as ações da Nokia saltaram 6,4 por cento e atingiram o nível mais alto desde fevereiro de 2016 após um acordo numa disputa de patente com a Apple.

Dados econômicos positivos também ajudam na confiança, com o Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) mostrando que as empresas da zona do euro mantiveram em maio o forte ritmo de crescimento visto em abril.

"É um ambiente favorável ao risco, e os benefícios da Europa --moeda relativamente baixa, valorização relativamente atrativa contra os Estados Unidos e muitras outras regiões e, claro, ser um mercado desenvolvido --devem permitir que ela continue a ter desempenho melhor", disse o analista de mercado do City Index Ken Odeluga.

Upgrades também ajudaram o STOXX, com o Banco BPM subindo 5,9 por cento depois que o Barclays elevou o banco italiano para "overweight", de "equal weight". O índice de bancos teve alta de cerca de 0,8 por cento.

Em LONDRES, o índice Financial Times recuou 0,15 por cento, a 7.485 pontos.

Em FRANKFURT, o índice DAX subiu 0,31 por cento, a 12.659 pontos.

Em PARIS, o índice CAC-40 ganhou 0,47 por cento, a 5.348 pontos.

Em MILÃO, o índice Ftse/Mib teve valorização de 0,46 por cento, a 21.415 pontos.

Em MADRI, o índice Ibex-35 registrou alta de 1,14 por cento, a 10.916 pontos.

Em LISBOA, o índice PSI20 valorizou-se 0,70 por cento, a 5.214 pontos.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos