IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Alerj aprova projeto que aumenta contribuição previdenciária de servidores

24/05/2017 18h25

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O projeto que aumenta a contribuição previdenciária de servidores do Rio de Janeiro foi aprovado nesta quarta-feira, por 39 votos a 26, na Assembleia Legislativa do Estado (Alerj), em meio a novos confrontos entre policiais e manifestantes.

O projeto eleva a contribuição previdenciária de 11 para 14 por cento e a patronal para 28 por cento, o que deve render anualmente aos cofres estaduais cerca de 1,5 bilhão de reais.

O aumento da contribuição só entrará em vigor quando os salários atrasados dos servidores forem regularizados. Assim que for sancionada, a lei previdenciária levará 90 dias para entrar em vigor.

Todos os destaques ao projeto foram rejeitados na tarde desta quarta-feira.

O Rio de Janeiro vem enfrentando forte crise financeira, atrasando o pagamento dos servidores, e acabou pedindo ao governo federal para entrar no plano de regularização fiscal.

Assim que o texto-base foi aprovado no plenário, começou uma confusão do lado de fora da Alerj entre policiais e manifestantes. Diversas bombas de gás, efeito moral e spray de pimenta foram detonados pelos cerca de 500 policiais e agentes da Força Nacional de Segurança que protegem a Alerj.

(Por Rodrigo Viga Gaier)