Bolsas

Câmbio

GPA foca em fidelização com plataforma de descontos personalizados

SÃO PAULO (Reuters) - A rede de varejo GPA anunciou nesta quinta-feira uma plataforma digital voltada a consumidores e fornecedores de suas bandeiras de supermercados, que têm enfrentado forte crescimento das lojas de atacarejo diante da crise econômica no pais e da crescente competição com o rival Carrefour.

A plataforma promete descontos regulares de ao menos 20 por cento em 60 categorias de produtos que compõem a maior parte da cesta de compras dos consumidores, disse o diretor de marketing da divisão alimentar do GPA, Jorge Faiçal, a jornalistas. Atualmente, a média dos descontos oferecidos pela rede em anúncios massificados é de 12 a 15 por cento, disse o executivo.

O anúncio ocorre um dia após o Carrefour, segundo maior varejista do mundo, dar partida ao processo de listagem em bolsa de suas operações no Brasil. O IPO envolverá oferta de ações do Atacadão, maior rede de atacarejo do Brasil. A operação está sendo planejada para acelerar a expansão das atividades do grupo no Brasil, segundo maior mercado após a França.

A plataforma é composta por aplicativo que traz ofertas personalizadas aos cerca de 12 milhões de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA. A personalização é baseada em padrões de compra dos usuários cadastrados e semelhante a recursos de venda já usados por gigantes do setor de varejo online como a Amazon.com.

"Cerca de 90 por cento de nossas vendas estão colocadas em 250 categorias de produtos (...) Vamos fazer ofertas com nosso investimento para estes consumidores", disse Faiçal. Porém a plataforma permite que os próprios fornecedores façam ofertas diretamente aos consumidores. "Se houver duplicidade de oferta, vale a oferta de desconto do fornecedor", disse o executivo.

"Vamos tirar uma parte do investimento em ofertas maciças e focar em personalização", afirmou Faiçal, acrescentando que a plataforma não tem foco inicial em melhora de rentabilidade da companhia, "mas vai ser uma consequência".

Analistas do BTG Pactual elogiaram o programa de descontos via aplicativo do GPA e afirmaram em relatório que o difícil cenário econômico brasileiro e a competição mais intensa no varejo de alimentos vão exigir esforços adicionais do GPA para melhorar a sua performance de vendas nos próximos trimestres.

"Acreditamos que os projetos de recuperação (de vendas) como o programa Meu Desconto e a conversion de lojas do Extra em bandeira Assaí (mais lucrativa) deve manter o sólido momento para as ações do GPA", disseram os analistas do BTG.

Atualmente, o programa de fidelidade do Extra é responsável por cerca de 38 por cento das vendas em valor da bandeira, enquanto no Pão de Açúcar o percentual sobe para 72 por cento. "Após o lançamento, isso deve crescer significativamente", disse Faiçal. Ele acrescentou que o programa de descontos via aplicativo será implementado aos consumidores em todos os supermercados do grupo no país em 29 de junho.

O executivo disse que o GPA se reuniu com os maiores fornecedores para discutir a ferramenta nos últimos meses, uma vez que ela traz mudanças importantes na forma como os fornecedores se relacionam com o grupo.

"Ninguém sabe ao certo o que vai resultar disso, mas o investimento dos fornecedores vai ser reduzido", afirmou o executivo. A expectativa da companhia é que 20 por cento da base de clientes cadastrados nos dois programas de fidelidade do GPA baixem o aplicativo de descontos até o fim deste ano.

(Por Alberto Alerigi Jr., com reportagem adicional de Paula Arend Laier)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos