IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Consumo de gás no Brasil cresce em março com avanço da demanda industrial

30/05/2017 11h57

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O consumo brasileiro de gás natural em março cresceu 3,9 por cento em relação ao mês anterior, para 56,05 milhões de metros cúbicos/dia, com impulso da demanda industrial, apontaram nesta terça-feira dados da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegás).

Na comparação com março de 2016, entretanto, houve uma retração de 1,9 por cento no consumo.

Segundo a Abegás, o destaque de março foi o avanço de 7,2 por cento no consumo da indústria ante fevereiro, que segundo a associação aponta para uma recuperação da economia. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a demanda industrial cresceu 8 por cento.

"Novamente o segmento industrial apresenta crescimento no consumo de gás natural, inclusive no comparativo com os resultados de 12 meses atrás. É um movimento que indica uma certa recuperação na economia brasileira", disse o presidente executivo da Abegás, Augusto Salomon, em nota.

Salomon frisou ainda ver com "entusiasmo e esperança" a decisão do ministro de Minas e Energia Fernando Coelho Filho de permanecer no cargo, mesmo com a atual crise política no país e com oposição de seu partido, o PSB, que pediu que ele deixasse o governo após denúncias de corrupção contra o presidente Michel Temer.

"Acreditamos em reformas que venham trazer a verdadeira expansão do gás natural na matriz energética brasileira, com respeito aos contratos e incentivo claro para os investimentos", disse o dirigente.

Os dados da Abegás são resultado de levantamento estatístico junto a concessionárias em 20 Estados, reunindo dados na indústria e nos segmentos residencial, comercial e automotivo, entre outros.

(Por Marta Nogueira)