Bolsas

Câmbio

Toshiba diz que não apresentará balanço anual auditado a acionistas no fim de junho

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba informou nesta quarta-feira que não será capaz de apresentar seus resultados anuais auditados para o ano fiscal encerrado em março na assembleia geral de acionistas marcada para 28 de junho.

A empresa não conseguiu submeter os números aos reguladores, dado o desacordo com auditores da PricewaterhouseCoopers Aarata (PwC) desde uma surpreendente baixa contábil na unidade nuclear Westinghouse, atualmente em recuperação judicial.

"A esta altura, a conclusão da auditoria deve levar mais algum tempo", informou o conglomerado japonês em comunicado.

Mas a Toshiba disse que seguirá trabalhando com a auditoria independente para entregar o balanço até o prazo legalmente especificado de 30 de junho. O descumprimento colocaria a listagem de ações do conglomerado em risco.

A Toshiba está sob supervisão da Bolsa de Valores de Tóquio desde meados de março, mas não conseguiu até o momento dissipar preocupações sobre os controles internos depois do escândalo contábil de 2015.

Na assembleia geral de acionistas programada para 28 de junho, a empresa falará sobre a perspectiva de resultados, o estágio do processo de auditoria e investimento de terceiros na divisão de chips de memória, informou a Toshiba.

A companhia ainda buscará aprovação dos acionistas para recondução de diretores titulares até assembleia extraordinária a ser realizada posteriormente, quando estiver preparada para divulgar os resultados auditados.

(Por Chris Gallagher e Makiko Yamazaki)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos