Bolsas

Câmbio

BCE deve manter política monetária diante de cenário econômico incerto

Por Francesco Canepa e Balazs Koranyi

FRANKFURT (Reuters) - O Banco Central Europeu (BCE) deve manter abertas as torneiras de dinheiro em sua reunião de política monetária nesta quinta-feira já que a inflação permanece abaixo de sua meta apesar de crescimento econômico mais forte na zona do euro.

A economia do bloco monetário tem apresentado seu melhor desempenho em uma década mas o presidente do BCE, Mario Draghi, ainda não está convencido de que a recente recuperação na inflação é durável porque o crescimento dos salários continua fraco.

Diante deste cenário, a expectativa é de que o BCE mantenha a política monetária nesta quinta-feira, incluindo seu programa de compra de títulos de 2,3 trilhões de euros e taxas de juros abaixo de zero, apesar da resistência da Alemanha.

"Esperamos que o BCE aja de forma muito, muito cautelosa quando apresentar sua avaliação econômica", disse David Kohl, estrategista de câmbio do Julius Baer.

Fontes disseram à Reuters que o BCE deve elevar suas projeções de crescimento mas reduzir as estimativas para a inflação quando apresentar as novas projeções para 2017-19.

O cenário misto é visto como algo que fortalece os argumentos para manter a política monetária frouxa do BCE, incluindo a promessa de cortar mais os juros se necessário para levar a inflação à meta do banco central de pouco abaixo de 2 por cento.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos