Bolsas

Câmbio

Ministério da Agricultura eleva previsão do Valor Bruto da Produção do Brasil em 2017

SÃO PAULO (Reuters) - O Ministério da Agricultura elevou nesta terça-feira o Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária do Brasil para 546,3 bilhões de reais em 2017, com um aumento nas projeções para a soja e o milho, que mais do que compensaram reduções no café e cana.

O VBP da soja, produto líder do agronegócio nacional, foi estimado agora em 117,55 bilhões de reais, ante 116,7 bilhões no mês passado, enquanto o do milho foi projetado em 51,6 bilhões de reais, versus 49,8 bilhões de reais --ambas as safras estão estimadas em volumes recordes.

Na projeção do mês anterior, o VBP total da agropecuária nacional deste ano havia sido estimado em 544,8 bilhões de reais.

O aumento ocorre apesar de reduções nas projeções mensais para a cana (76,8 bilhões de reais, ante 77,3 bilhões no mês anterior) e no café (21,9 bilhões de reais, ante 22,2 bilhões de reais no mês anterior).

A previsão divulgada nesta terça-feira indica um aumento de 5,3 por cento ante 2016, quando as safras de milho e soja sofreram perdas em função da seca.

"Esse resultado reflete a elevada safra de grãos prevista para esta temporada...", disse o ministério em nota.

As lavouras devem ter aumento de 11,3 por cento em valor, totalizando 376,3 bilhões de reais, na comparação anual. A pecuária deve ter queda de 6 por cento, ficando em 170 bilhões de reais.

"A maior parte das lavouras tem apresentado desempenho melhor do que em 2016. Preços e maior produção são os principais responsáveis por isso", disse o coordenador-geral de Estudos e Análises do Mapa, José Garcia Gasques, em nota.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos