IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BHP nomeia Ken MacKenzie como novo presidente do Conselho de Administração

16/06/2017 10h45

SYDNEY/MELBOURNE (Reuters) - A gigante da mineração BHP nomeou nesta sexta-feira Ken MacKenzie, um executivo de sucesso no setor de embalagens, como novo presidente do Conselho de Administração.

MacKenzie, com 53 anos, vai suceder Jac Nasser no cargo a partir de 1° de setembro, após acionistas ativistas da companhia terem desafiado a maior mineradora do mundo a reformular sua estrutura e elevar os retornos.

Investidores receberam bem a nomeação de MacKenzie, que disse ter planos de realizar um encontro com acionistas nas próximas semanas, a fim de ouvir suas visões sobre a companhia. Ele era visto como um dos presidentes executivos de maior sucesso na Austrália após 10 anos no comando da empresa de embalagens Amcor.

MacKenzie, que faz parte do Conselho da BHP desde o ano passado, é focado em disciplina financeira. Ele substituiu 75 por cento dos 80 principais gestores da Amcor durante seus primeiros dois anos na companhia.

A BHP tem enfrentado um desafio crítico sobre as responsabilidades pela Samarco, uma joint venture com a brasileira Vale cujo rompimento de uma barragem em Minas Gerais no final de 2015 deixou mortos e foi considerado o maior desastre ambiental brasileiro. A expectativa é de uma definição sobre as responsabilidades pelo caso em setembro.

Apesar de ser a maior mineradora do mundo, a BHP tem um histórico de escolher executivos de fora do setor para comandar seu conselho. Desde 1984, apenas dois dos seis presidentes do colegiado tinham histórico no segmento de mineração.

(Por James Regan e Sonali Paul; reportagem adicional de Barbara Lewis em Londres)