Bolsas

Câmbio

Colheita de café, cana e milho deve acelerar com tempo seco

SÃO PAULO (Reuters) - Previsões de tempo seco no Brasil, pelo menos durante a próxima semana, permitirão que agricultores acelerem a colheita de café, cana, milho segunda safra e outras culturas, após um início lento devido a chuvas incomuns para a época na região centro-sul do país.

O meteorologista Marco Antonio dos Santos, da Rural Clima, disse que uma massa seca e polar na maior parte do Brasil garantirá condições secas durante pelo menos uma semana e possivelmente por mais tempo.

"Com isso, teríamos boas condições para a colheita de café, cana, milho e algodão, entre outros produtos", disse ele.

"Será um clima perfeito para os trabalhos de campo."

    O Thomson Reuters Weather Dashboard mostra basicamente zero precipitação acumulada até 7 de julho no grande cinturão de cana em torno de Ribeirão Preto, no Estado de São Paulo.

A mesma previsão aplica-se à região produtora de café de Minas Gerais.

A colheita de cana do centro-sul do Brasil está cerca de 30 milhões de toneladas atrasada na comparação com a safra do ano passado, de acordo com o último relatório da União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

A colheita de café também está atrasada ante o ano passado e em comparação com a média nos últimos cinco anos. O mesmo está acontecendo com a colheita da segunda safra de milho.

    Embora algumas casas comerciais apontem possíveis geadas na região centro-sul nos próximos dias, Santos disse que não vê esse risco, já que as temperaturas não devem cair para níveis que levam ao fenômeno climático.

(Reportagem de Marcelo Teixeira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos