IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Governo do Japão melhora visão econômica e diz que recuperação moderada está intacta

22/06/2017 07h07

TÓQUIO (Reuters) - O governo do Japão melhorou nesta quinta-feira sua visão geral da economia pela primeira vez em seis meses, refletindo uma gradual aceleração no consumo privado e destacando sua confiança de que a recuperação liderada pelas exportações está se ampliando.

O governo também melhorou sua visão sobre o consumo privado --que tem sido um elo fraco na economia--, dizendo que ela está aumentando gradualmente.

Uma autoridade do governo disse que a retomada será sustentada diante da melhora do mercado de trabalho e da renda das famílias, o que levou à melhora da avaliação geral.

"A economia está passando por uma recuperação moderada", disse o Escritório do Gabinete em seu relatório econômico mensal para junho.

Ele retirou uma referência anterior a uma melhora tardia em algumas áreas, como gastos do consumidor, da avaliação geral, o que representa a primeira melhora desde dezembro.

O banco central do Japão tem uma visão ligeiramente melhor sobre a economia, que segundo ele está se voltando para uma expansão moderada.

Uma autoridade do Escritório do Gabinete afirmou que a recuperação econômica não está forte o suficiente para ser descrita como expansão.

O Escritório do Gabinete, que ajuda a coordenar a política econômica, melhorou sua visão sobre os gastos de capital --necessários para uma recuperação econômica sustentável-- pela primeira vez em quatro meses.

"O investimento empresarial está acelerando", disse o órgão no relatório mensal.

(Reportagem de Tetsushi Kajimoto)