IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Mercado Livre oferece empréstimos no Brasil e no México

Sheky Espejo

23/06/2017 15h48

CIDADE DO MÉXICO, 23 Jun (Reuters) - A plataforma online argentina Mercado Libre planeja conceder empréstimos e capital de giro a empresários no Brasil e no México neste ano, expandindo um programa que a empresa lançou em sua sede no mês passado.

Vendedores que usam o Mercado Libre e sua plataforma de pagamento do Mercado Pago poderão ter empréstimos equivalentes a até dois meses de suas vendas mensais, disse Ignacio Caride, chefe da operação mexicana da empresa, à Reuters.

A evolução da análise de grandes dados, o chamado big data, está ajudando o Mercado Libre a aproveitar informações obtidas sobre clientes e suas transações na América Latina ao longo de 18 anos.

"Sabemos o que eles vendem, como ampliaram as vendas nos últimos anos, como tratam clientes, como resolvem conflitos", disse Caride. "Nenhum banco tem esse tipo de granularidade".

Como a empresa está usando seu próprio capital, Caride disse que não precisa de aval do governo para fazer os empréstimos. Ele se recusou a dizer quanto o Mercado Livre cobraria.

O Mercado Livre é o maior varejista online da América Latina e teve receita líquida de 274 milhões de dólares no primeiro trimestre, alta de 74 por cento ante mesmo período de 2016.

Famílias de baixa renda e pequenas empresas na América Latina muitas vezes têm histórico de crédito ruim ou nenhum e lutam para obter aprovação para empréstimos bancários.
Os clientes não serão obrigados a assinar documentos ou a enviar documentos financeiros para pode entrar no "Mercado Credito" do Mercado Livre, disse Caride.

O próprio Mercado Livre aprova os empréstimos com base no fluxo de caixa comprovado e vendas significativas, dados que reúne de um algoritmo que desenvolveu usando big data.
A empresa lançou empréstimos similares na Argentina no mês passado.

Brasil e México representaram cerca de 60 por cento das receitas do Mercado Livre no ano passado.

Impulsionada pelo crescimento robusto de vendas e lucros, a ação do Mercado Livre subiu 77 por cento em 2017 e atingiu recentemente recordes.

"Acreditamos que o Mercado Credito pode fazer o Mercado Livre 100 vezes maior do que é hoje", disse Caride.

O Mercado Livre planeja investir mais de 100 milhões de dólares no México neste ano e fechar 2017 com 40 milhões de usuários regulares no México e pelo menos 1 milhão de vendedores, disse Caride.