IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Regulador da China diz a bancos para seguirem com reforma

24/06/2017 11h30

PEQUIM (Reuters) - O principal órgão regulador bancário da China disse aos bancos que sigam combatendo as chamadas "empresas zumbis" do país, controlando as bolhas do mercado imobiliário regional e avancem com swaps de dívida para ações.

Guo Shuging, apontado presidente executivo da Comissão Reguladora de Bancos da China (CRBC) em fevereiro, se encontrou com representantes de alguns dos maiores bancos comerciais do país na sexta-feira para acompanhar o progresso na implementação de uma agenda de reformas do governo central.

Pequim está promovendo uma reforma estrutural no lado do fornecimento como solução para a capacidade industrial e cortando a dependência em políticas de crescimento apoiadas em dívida. Guo prometeu limpar o caos no sistema bancário do país.

"Precisamos aprofundar o desenvolvimento de swaps de dívida para ações coordenados pelo mercado e promover de forma confiável o desalavancagem", disse Guo, segundo comunicado.

Como parte de um movimento para atacar o excesso de capacidade do setor industrial, ele afirmou que os bancos devem focar na questão de companhias "zumbis" que perdem produção, apoiadas por subsídios e empréstimos preferenciais.

O presidente chinês Xi Jinping pediu em abril que o regulador chinês afaste riscos sistêmicos no sistema financeiro.

O regulador bancário divulgou em maio uma longa lista de regras que pretende publicar este ano para conter os riscos, incluindo o controle de swaps de dívida por ações e os regulamentos de falência para credores comerciais.

(Reportagem de Christian Shepherd)