IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Harker defende aumento dos juros pelo Fed, mas alerta para inflação fraca

27/06/2017 13h17

LONDRES (Reuters) - O Federal Reserve planeja corretamente elevar a taxa de juros dos EUA mais uma vez neste ano dado que a fraqueza recente da inflação provavelmente será temporária, disse nesta terça-feira o presidente do Fed da Filadélfia, Patrick Harker, mesmo prevendo que levará um pouco mais de tempo para que os preços se recuperem para a meta do banco central dos EUA.

As declarações de Harker, considerado um centrista na definição da taxa de juros, reforçam a abordagem de esperar para ver do banco central diante da leitura de dois meses de preços surpreendentemente baixos que levaram a medida de inflação preferida do Fed para 1,5 por cento.

"Mantenho a minha perspectiva de que estamos no caminho certo", disse Harker ao Centro Europeu de Economia e Finanças em Londres, de acordo com anotações preparadas. "No caso da inflação, vejo os fatores que exercem pressão para baixo como temporários."

No entanto, Harker, que vota no comitê de política monetária do Fed neste ano, adiou para o início de 2018 a expectativa dele que a inflação caminhe para a meta de 2 por cento. Anteriormente, ele esperava para o fim de 2017.

O Fed aumentou a taxa de juros três vezes desde dezembro em um aceno ao desemprego que recuou no mês passado para o nível mais baixo em 16 anos. As projeções do Fed apontam novo aumento da taxa de juros neste ano, e a inflação atingindo a meta até o final de 2018.

"Ainda apoio a remoção contínua gradual do afrouxamento", disse Harker. "Ainda vejo um aumento da taxa de juros como apropriado para 2017."