Bolsas

Câmbio

Cena política leva confiança da indústria do Brasil em junho a menor nível em 4 meses, diz FGV

SÃO PAULO (Reuters) - A confiança da indústria brasileira interrompeu série de três altas e caiu com força em junho para o menor nível em quatro meses, prejudicada pelas incertezas políticas em torno do presidente Michel Temer.

A Fundação Getulio Vargas (FGV) informou nesta quarta-feira que o Índice da Confiança da Indústria (ICI) recuou 2,8 pontos em junho, para 89,5 pontos, o menor nível desde fevereiro (87,8 pontos), depois de ter chegado no mês anterior ao patamar mais alto desde abril de 2014.

"As expectativas, que têm sido protagonistas na dinâmica da confiança, foram atingidas com o aumento da incerteza após a deflagração da nova crise política, em maio", disse a coordenadora da Sondagem da Indústria da FGV/IBRE, Tabi Thuler Santos, em nota.

Nesta semana, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ofereceu denúncia criminal contra o presidente Michel Temer pelo crime de corrupção passiva a partir da delação dos executivos da JBS.

Temer reagiu afirmando que a denúncia apresentada contra ele é uma ficção e não tem fundamentos, e partiu para o ataque contra Janot.

Todo esse cenário impacta diretamente as expectativas de consumidores e empresários, ao colocar em dúvida as chances do Congresso de aprovar as reformas em andamento.

O Índice de Expectativas (IE) da confiança da indústria caiu 3,6 pontos, para 92,1 pontos, com piora das perspectivas para o pessoal ocupado nos três meses seguintes, cujo índice atingiu a mínima desde dezembro de 2016.

O Índice da Situação Atual (ISA) teve queda de 2,0 pontos, para 87,0 pontos, devido principalmente à piora das avaliações sobre o nível de estoques.

"A sondagem sinaliza, ainda, a interrupção do processo de ajuste dos estoques industriais e a favorável contribuição do mercado externo para o desempenho do setor nos últimos meses", completou Thabi.

Por sua vez, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada caiu 0,5 ponto percentual e foi a 74,2 por cento, nível mais baixo dezembro do ano passado.

A leitura final do ICI foi pior do que sua prévia, que apontava queda de 2,3 pontos.

(Por Thaís Freitas)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos