IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Novo leilão de energia renovável da Espanha será no final de julho, diz ministro

28/06/2017 16h48

(Reuters) - O ministro de Energia espanhol disse nesta quarta-feira que a próxima licitação de energia renovável na Espanha será em 26 de julho e que confia que outras tecnologias além da eólica também deverão ser contempladas no leilão.

O ministro Álvaro Nadal anunciou a data do leilão para contratar mais 3.000 megawatts em energia renovável durante uma comissão do Congresso.

Os ganhadores da licitação receberão uma tarifa regulada pela geração de eletricidade renovável. Segundo Nadal, a pasta seguirá escolhendo as ofertas das usinas que forem mais baratas para o sistema elétrico.

Em uma licitação anterior, em maio, a grande vitoriosa foi a energia eólica, com 2.976 megawatts em projetos, porque o processo priorizou o maior número de horas de funcionamento dos parques eólicos frente às plantas solares.

Nadal também destacou que quando entrarem em funcionamento os parques e plantas ganhadores das licitações de 2017, que somarão um total de 6.000 megawatts, a Espanha já cumprirá o principal objetivo energético que fixou para 2020: ter 20 por cento do consumo abastecido por fontes renováveis.

"Com a próxima licitação, iremos acima dos 19,5 por cento... A Espanha será um dos países que cumprirá (as metas)", disse.

(Por Jose Elías Rodriguez)