IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ações de Kroton e Estácio zeram perdas iniciais e sobem levemente após Cade rejeitar fusão

29/06/2017 11h32

SÃO PAULO (Reuters) - As ações da Kroton Educacional e da Estácio Participações negociadas na bolsa paulista zeraram as perdas observadas nos minutos iniciais do pregão desta quinta-feira e passaram a operar no azul, após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) reprovar a fusão entre as empresas.

Em julgamento concluído na noite de quarta-feira, o órgão antitruste rejeitou por 5 votos a 1 a aquisição da Estácio pela Kroton, sendo que apenas a relatora do caso no Cade, Cristiane Alkmin, se posicionou a favor do acordo mediante a adoção de medidas compensatórias.

Mais cedo na véspera, a Reuters publicou, citando fonte, que a fusão não receberia o aval da autarquia, uma vez que os remédios propostos pelas duas empresas não seriam aceitos pelos conselheiros.

Às 11:30, as ações da Kroton subiam 0,42 por cento, enquanto as da Estácio avançavam 0,34 por cento.

Em relatório, o Citi aponta que a expectativa frustrada da fusão deve refletir negativamente em ambos os papéis, embora a Estácio esteja mais suscetível a perdas. "...acreditamos que a Estácio poderia potencialmente apresentar performance pior que a Kroton em 4 por cento, uma vez que a poeira baixar", escreveu a corretora.

O analista Vinicius Pinheiro, do Brasil Plural, também vê potencial de baixa para as ações de ambas as empresas na sessão desta quinta-feira, mas destaca que os preços atuais não embutem de forma justa os fundamentos de Estácio e Kroton.

"Como não incluíamos as potenciais sinergias do acordo em nosso preço-alvo para Kroton, a rejeição (pelo Cade) não muda nossa estimativa de 18 reais por ação", escreveu Pinheiro em relatório.

No caso da Estácio, contudo, o Brasil Plural cortou o preço-alvo de 21 reais para 18 reais por ação, bem como alertou que a companhia deve voltar a ser alvo de aquisição por parte de outros participantes, incluindo a Ser Educacional, que a disputou com a Kroton no ano passado.

(Por Gabriela Mello)