IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do conselho da BHP diz que investimento de U$20 bi em xisto foi erro

29/06/2017 15h29

SYDNEY (Reuters) - O presidente do Conselho da BHP Billiton Jac Nasser disse nesta quinta-feira que, olhando para trás, o investimento de 20 bilhões de dólares da BHP no óleo e gás de xisto há seis anos foi um erro.

A BHP entrou para o negócio de xisto no auge do boom de exploração em 2011 e investiu mais bilhões no desenvolvimento das operações. A queda nos preços do petróleo desde então levou a baixas contábeis antes dos impostos de cerca de 13 bilhões de dólares no negócio.

A acionista ativista e fundo de hedge Eliott Management, que detém 4,1 por cento das ações da BHP listadas em Londres, tem tentado conseguir apoio de outros acionistas para convencer a BHP a vender o negócio de óleo e gás de xisto.

"Se você tivesse que voltar o relógio para trás, e se soubéssemos o que sabemos hoje, não faríamos, claro que não faríamos, mas volte lá atrás e se coloque na nossa posição naquela época", disse Nasser, em um seminário de negócios, se referindo à compra dos ativos de xisto.

"Compramos exatamente o que pensávamos que estávamos comprando, mas o timing foi muito errado."

O Eliott, sediado em Nova York, tem dirigido uma chuva de críticas à mineradora global desde que divulgou em abril uma lista de mudanças que quer que a companhia implemente.

Sua lista inclui a saída do xisto, retirada das listagens duplas da BHP em Londres e na Austrália e maior ênfase em retorno de acionistas.

Nasser não quis comentar a proposta da Eliott. Mas ele defendeu a performance da BHP, dizendo que o retorno de acionistas da empresa subiu 486 por cento desde que a BHP se fundiu à Billiton em 2001.

(Por James Regan)