Bolsas

Câmbio

Conta de luz terá bandeira amarela em julho, com custo adicional, diz Aneel

(Reuters) - As contas de luz dos brasileiros terão bandeira tarifária amarela em julho, informou a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) nesta sexta-feira, o que gera um custo adicional de 2 reais a cada 100 kilowatts-hora de eletricidade consumidos.

"O fator que determinou o acionamento da bandeira amarela foi o aumento do custo de geração de energia elétrica", disse a agência em nota, destacando que o objetivo do mecanismo é incentivar os clientes a controlar melhor o consumo e adotar medidas de economia.

A Reuters publicou nesta sexta-feira que especialistas previam bandeira amarela para julho, após junho ter bandeira tarifária verde, que não gera cobrança adicional.

A definição leva em conta projeções de chuva na área dos reservatórios das hidrelétricas e de consumo, além de outros fatores.

A carga de energia do sistema interligado do Brasil deverá subir 2,5 por cento em julho na comparação com o mesmo mês do ano passado, disse o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em relatório nesta sexta-feira.

As chuvas na região Sudeste, onde estão as principais hidrelétricas do país, deverão atingir 86 por cento da média histórica, segundo o ONS.

(Por Luciano Costa)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos