Bolsas

Câmbio

Putin conversa por telefone com Catar e Barein sobre disputa no Golfo

MOSCOU (Reuters) - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, conversou por telefone com os líderes do Catar e Barein, destacando a necessidade de diplomacia para colocar um fim à disputa entre o Catar e diversos outros Estados árabes, informou o Kremlin neste sábado.

A Arábia Saudita, o Egito, os Emirados Árabes Unidos e o Barein romperam laços com o Catar no mês passado, acusando o país de apoiar terrorismo e abrindo a pior rixa em anos entre alguns dos mais poderosos Estados no mundo árabe.

Moscou está tentando entrar cautelosamente na disputa, à medida que busca boas relações com o Catar e a Arábia Saudita.

A Rússia apoia o presidente Bashar al-Assad no conflito de seis anos na Síria e é próxima ao Irã, que possui laços tensos com os sauditas.

Moscou vendeu participações de sua petroleira estatal Rosneft ao Catar no ano passado e tem coordenado cortes na produção de petróleo com os sauditas como parte de um acordo global para aumentar preços do petróleo.

O Kremlin, que anunciou os telefonemas com os líderes do Catar e Barein em dois comunicados separados em seu site neste sábado, não disse quando eles aconteceram.

O Kremlin esclareceu que eles aconteceram em iniciativas do Catar e Barein.

"Vladimir Putin destacou a importância de esforços político-diplomáticos com objetivo de superar diferenças de opinião e a normalização da situação difícil que existe", informou o comunicado sobre as conversas entre Putin e o emir do Catar, xeique Tamim bin Hamad al-Thani.

(Por Alexander Winning)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos