Bolsas

Câmbio

Recursos do Plano Safra 2017/18 estão disponíveis, diz Ministério da Agricultura

(Reuters) - Os recursos de financiamento do Plano Agrícola e Pecuário 2017/2018, de 190,25 bilhões de reais, poderão ser acessados a partir desta segunda-feira, marcando o início da nova temporada de grãos, segundo o Ministério da Agricultura.

Os recursos, anunciados em 7 de junho, são para operações de custeio, comercialização e investimento.

"Mesmo num cenário de dificuldade, o governo reduziu os juros de algumas linhas de crédito para permitir que os agricultores tenham safras capazes de garantir a segurança alimentar do brasileiro e excedentes exportáveis para gerar divisas", destacou o secretário de Política Agrícola da pasta, Neri Geller, em nota.

Do montante anunciado, 550 milhões de reais são do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR) e 1,4 bilhão de reais para apoio à comercialização.

As taxas de juros do plano foram reduzidas em um ponto porcentual ao ano para as linhas de custeio e de investimento e em dois pontos percentuais ao ano para os programas voltados à armazenagem e à inovação tecnológica na agricultura.

No crédito de custeio e de investimento, os juros caíram de 8,5 por cento ao ano e 9,5 por cento ao ano para 7,5 por cento e 8,5 por cento, à exceção do PCA e do Inovagro, nos quais a taxa foi fixada em 6,5 por cento ao ano.

O volume de crédito para custeio e comercialização é de 150,25 bilhões de reais, sendo 116,25 bilhões com juros controlados e 34 bilhões com juros livres. O montante para investimento saltou de 34,05 bilhões de reais para 38,15 bilhões, com aumento de 12 por cento.

(Por José Roberto Gomes)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos