IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

BCE abriu a porta para retirar promessa de compra de títulos, mostra ata de reunião

06/07/2017 08h49

FRANKFURT (Reuters) - A reunião de política monetária do Banco Central Europeu (BCE) no mês passado abriu as portas para a retirada do comunicado de uma promessa antiga de expandir ou prorrogar o programa de compra de ativos do banco se necessário, mostrou nesta quinta-feira a ata do encontro.

As autorides discutiram já retirar o chamado "viés de afrouxamento" na reunião de 7 e 8 de junho, mas decidiram contra isso porque a recuperação econômica na zona do euro ainda não resultou em inflação mais alta.

Mas, confirmando uma exclusiva da Reuters, os membros do BCE disseram que os motivos para manter essa promessa podem ser revisados em reuniões futuras.

"Se a confiança no cenário de inflação melhorar mais, o motivo para manter esse viés pode ser revisado", disse o BCE na ata.

Ao mesmo tempo, o banco central destacou a necessidade de "continuidade da cautela na comunicação" já que a percepção de que está se afastando de sua política monetária ultrafrouxa de juros em mínimas e fortes compras de títulos pode afetar os mecados financeiros.

(Reportagem de Francesco Canepa)