Bolsas

Câmbio

Petrobras

Bolsa estreia programa de governança de estatais com Petrobras e BB

  • Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

SÃO PAULO (Reuters) - A bolsa paulista B3 dá partida na próxima quarta-feira ao seu Programa Destaque em Governança das Estatais, com a adesão do Banco do Brasil e da Petrobras, disseram duas fontes a par do assunto.

O programa foi lançado há pouco mais de dois anos, na esteira das investigações da operação Lava Jato, investigando um escândalo de corrupção envolvendo a petroleira.

A cerimônia de adesão das duas empresas controladas pelo governo federal terá a presença dos presidentes-executivos Pedro Parente (Petrobras) e Paulo Caffarellli (BB).

O programa dará uma certificação para empresas controladas por governos que se comprometerem a obedecer regras para composição dos conselhos de administração, criação de diretorias e divulgação de documentos, num esforço para tentar restaurar a confiança de investidores na governança das estatais, deixando claro limites do interesse público ou do controlador na gestão.

A bolsa quer vedar que os conselhos das estatais tenham representantes de órgãos reguladores e proibir que uma mesma pessoa ocupe as presidências executiva e do conselho.

O BB e a B3 não comentaram. Procurada, a Petrobras não se manifestou imediatamente.

(Por Aluísio Alves, com reportagem adicional de Marta Nogueira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos