Bolsas

Câmbio

Exportação de carne bovina do Brasil cresce 22,9% em julho, tem melhor mês do ano

SÃO PAULO (Reuters) - As exportações de carne bovina do Brasil em julho atingiram 129 mil toneladas, aumento de 22,9 por cento na comparação com o mesmo período do ano passado, com crescimento importante de compras de Hong Kong, China e Egito, informou nesta quinta-feira a Abiec, associação que representa os exportadores.

Em valores, as exportações do país avançaram 31 por cento em julho, para 540 milhões de dólares, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).

Hong Kong e China foram os maiores importadores de carne bovina brasileira no período, com aumentos de 5 e 6,5 por cento em valores ante junho, respectivamente.

"Entretanto, o mercado proeminente do mês foi o Egito, que registrou aumento de 38 por cento em volume (18 mil toneladas) e de 36 por cento em faturamento (64 milhões de dólares)", disse a Abiec.

Os embarques do Brasil, maior exportador global, mostraram força e vêm crescendo desde abril, apesar de os Estados Unidos terem anunciado em junho embargo ao produto in natura do país, por alegados problemas sanitários.

Os norte-americanos são importadores menores da carne in natura brasileira, mas seus padrões de qualidade são considerados por outros países, que aumentaram as inspeções após a suspensão norte-americana, como foi o caso da China.

As exportações de carne bovina in natura do Brasil para todos os destinos tiveram aumento de 38,5 por cento na comparação com julho de 2016, alcançando 451 milhões de dólares, informou a Abiec. Em volume foram mais de 106 mil toneladas, o que representa uma alta de 29,5 por cento sobre o total dos embarques realizados no mesmo mês do ano passado.

Nos sete primeiros meses deste ano, nas exportações de carne bovina in natura do Brasil atingiram mais de 2,6 bilhões de dólares, alta de 3,1 por cento sobre o faturado no mesmo período de 2016.

(Por Roberto Samora)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos