UniCredit divulga melhor lucro trimestral em uma década

MILÃO (Reuters) - O UniCredit, maior banco da Itália, divulgou nesta quinta-feira o maior lucro trimestral em quase uma década, superando as expectativas do mercado e restaurando os dividendos em dinheiro após uma revisão radical do balanço.

O resultado reforça a sensação de que o pior já passou para os bancos da Itália, vistos por muito tempo como os elos mais fracos da zona do euro. O forte resultado também confirmou que o plano do presidente-executivo, Jean-Pierre Mustier, começou a compensar apenas um ano apóse assumir o cargo.

Mustier, nomeado em julho de 2016 para revigorar o banco com fraco nível de capital, vem vendendo negócios, cortando empregos e fechando agências para fortalecer o balanço.

A restruturação ajudou a impulsionar o lucro líquido do UniCredit em 3 por cento, para 945 milhões de euros, o melhor trimestre desde junho de 2008, embora tenha destacado que o alcance de suas atividades mudou desde então. O resultado foi 40 por cento maior do que uma previsão distribuída pelo banco.

Mustier disse que o ambiente econômico mais benigno da Europa ajudou os resultados, juntamente com custos mais baixos e receita líquida de juros estável, métrica que aponta como um banco lucra com seu negócio principal de varejo.

"Estes são os primeiros e encorajadores sinais do nosso plano de restruturação", disse ele a jornalistas, confirmando que o banco pagaria um dividendo em dinheiro sobre o balanço deste ano, pela primeira vez em cinco anos.

(Por Silvia Aloisi; reportagem adicional de Gianluca Semeraro e Danilo Masoni)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos