Bolsas

Câmbio

Dow Jones sobe e fecha em nível recorde pela oitava sessão seguida

(Reuters) - O índice Dow Jones fechou em nível recorde de alta pelo oitavo pregão seguido nesta sexta-feira, impulsionado por ganhos do JPMorgan Chase e de outros bancos depois que dados mostraram que os empregadores dos EUA contrataram mais trabalhadores do que o esperado em julho.

O índice Dow Jones subiu 0,3 por cento, a 22.092 pontos, enquanto o S&P 500 ganhou 0,19 por cento, a 2.476 pontos. O índice de tecnologia Nasdaq avançou 0,18 por cento, a 6.351 pontos.

Na semana, o Dow Jones subiu 1,2 por cento, o S&P 500 avançou 0,2 por cento e o Nasdaq recuou 0,4 por cento.

O forte relatório de empregos provavelmente abrirá o caminho para que o Federal Reserve, banco central norte-americano, anuncie um plano para começar a reduzir sua carteira de títulos de 4,2 trilhões de dólares em setembro e poderá fortalecer o argumento pela elevação taxa de juros em dezembro, na terceira alta do ano.

O relatório do Departamento do Trabalho mostrou que as vagas no mercado de trabalho, excluindo o setor agrícola, aumentaram 209 mil no mês passado, acima do crescimento de 183 mil esperado pelos economistas consultados pela Reuters.

"É a estabilidade. É o que os mercados adoram. Isso ainda indica que a expansão está ocorrendo. Isso deve proporcionar algum conforto", disse o economista principal da Dun & Bradstreet em Short Hills, Nova Jersey, Bodhi Ganguli.

Como os bancos se beneficiam de taxa de juros mais altas, o índice financeiro do S&P avançou 0,72 por cento. A ação do Goldman Sachs subiu 2,59 por cento e deu a principal contribuição para o ganho do Dow na sessão.

As chances de uma alta de taxa de juros pelo banco central dos Estados Unidos no fim do ano aumentaram para 50 por cento, de 46 por cento, após a divulgação dos dados, de acordo com a ferramenta FedWatch, do grupo CME.

(Por Noel Randewich)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos