Bolsas

Câmbio

Dólar termina estável ante real de olho em articulações para reformas

Por Claudia Violante

SÃO PAULO (Reuters) - O dólar encerrou a segunda-feira estável ante o real, com os investidores de olho na cena externa e também na articulação do governo para conseguir dar andamento às reformas, sobretudo a da Previdência, no Congresso Nacional.

O dólar ficou estável, a 3,1253 reais na venda, depois de marcar a mínima de 3,1209 reais e a máxima de 3,1355 reais. O dólar futuro tinha queda de cerca de 0,20 por cento.

"A reforma (da Previdência) está na pauta... em mais um claro sinal de que esse governo tem no ajuste fiscal e na retomada da atividade econômica seu principal objetivo", afirmou a corretora H.Commcor em comentário a clientes.

Depois que conseguiu barrar denúncia contra o presidente Michel Temer na Câmara dos Deputados na semana passada, o governo passou os últimos dias se articulando para retomar o andamento das reformas, com destaque para a da Previdência, considerada essencial para colocar as contas públicas em ordem.

A própria equipe econômica intensificou o corpo a corpo junto a empresários, investidores e parlamentares no esforço para restaurar confiança e garantir a votação da reforma ainda neste ano e sem grandes alterações adicionais.

Nesta tarde, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, entretanto, deixou a porta aberta para mudanças na reforma da Previdência.

"Nós defendemos a manutenção do projeto como está hoje no relatório aprovado na comissão especial. Mas evidentemente, como mencionou o presidente, vamos discutir democraticamente e fazer aquilo que é possível", disse.

No exterior, o dólar também tinha leves oscilações ante algumas moedas de países emergentes, como o peso chileno e a lira turca.

A moeda norte-americana ainda tinha leve baixa ante uma cesta de moedas, devolvendo parte dos ganhos obtidos na sessão anterior.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos