Bolsas

Câmbio

Produtores de lítio se preparam para atender a demanda na era dos carros elétricos

LONDRES (Reuters) - Os produtores de lítio processado - um elemento fundamental para baterias usadas em carros elétricos - estão firmando acordos de longo prazo com seus clientes para financiar os investimentos necessários para enfrentar uma escassez previsível.

A demanda por compostos de lítio de bateria deve crescer nas próximas décadas em conjunto com a crescente demanda de carros elétricos, já que os governos e consumidores individuais tentam reduzir a pegada de carbono.

Embora haja muito lítio, o problema é garantir que haja capacidade suficiente para processá-lo.

Os fabricantes de bateria e outros usuários finais, como montadoras de carros, precisam assinar acordos plurianuais que incentivem os grandes produtores a investir mais e mais rápido, disseram fontes da indústria. Alguns deles já estão acontecendo.

"Nós estabelecemos a linha do tempo para nossa própria expansão com base nos compromissos que nossos clientes estão fazendo conosco", disse à Reuters Tom Schneberger, diretor de negócios globais na FMC Lithium, um dos quatro principais produtores do mundo.

Os planos de expansão da chilena Sociedad Quimica Y Minera (SQM) para o próximo ano também são baseados em acordos de longo prazo, informou a empresa à Reuters.

A produção e o uso de carros elétricos, de acordo com projeções de analistas do Morgan Stanley, deve chegar a 2,9 por cento dos 99 milhões de novos veículos em 2020 e a 9,4 por cento dos 102 milhões de novos carros em 2025, ante 1,1 por cento de 86 milhões em 2017. Até 2050, 81 por cento dos 132 milhões de novos veículos vendidos serão elétricos, estima o Morgan Stanley.

(Por Pratima Desai e Zandi Shabalala)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos