IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Ajuste das contas pode se dar por aumento de imposto ou alteração da meta, diz Jucá

08/08/2017 15h40

BRASÍLIA (Reuters) - O líder do governo no Senado, Romero Jucá (PMDB-RR), afirmou nesta terça-feira que o acerto das contas públicas pode ser feito por um ajuste na meta fiscal ou por meio de aumento de impostos, alternativa a que se opõe.

Em entrevista ao CB Poder, transmitida pela TV Brasília e pelas redes sociais do Correio Braziliense, Jucá reiterou que o ajuste nas contas públicas está sendo conduzido pela equipe econômica e não quis adiantar qual será a escolha do governo.

"O ministro (da Fazenda, Henrique) Meirelles está conduzindo com o ministro (do Planejamento) Dyogo Oliveira o debate de como ajustar isso. Você pode ajustar isso aumentando imposto ou pode ajustar isso ajustando o déficit. Eu não defendo aumento de impostos", disse o senador.

Questionado se haverá, então, uma alteração da meta, Jucá afirmou que o assunto deve ser discutido e que não diria o que o ministro da Fazenda irá fazer.

"Ele (Meirelles) é o comandante da equipe econômica, e é claro que a decisão é do presidente Michel."

Antes de retornar ao Senado, Jucá comandou o Ministério do Planejamento, no início do governo de Michel Temer, e mantém estreita relação com a equipe econômica.

O presidente Michel Temer admitiu mais cedo nesta terça-feira que o governo está fazendo estudos sobre as alíquotas do Imposto de Renda, mas disse que não há uma definição sobre o tema.

O governo enfrenta sérias dificuldades para equilibrar as contas públicas sob uma forte expectativa de que terá de alterar a meta fiscal deste ano, para poder ter um déficit primário maior dos que os 139 bilhões de reais previstos.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)