IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Liquidação do mercado de energia arrecada R$750 mi em junho, de R$3,1 bi em operações

08/08/2017 17h48

SÃO PAULO (Reuters) - A liquidação financeira das operações do mercado de curto prazo de eletricidade referentes a junho arrecadou 750 milhões de reais, de um total de 3,1 bilhões de reais em transações contabilizadas, informou nesta terça-feira a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

O processamento, que promove pagamentos e recebimentos entre empresas do setor, registrou 2,1 bilhões de reais não pagos pelos agentes devido a liminares em que muitos conseguiram proteção contra o risco hidrológico na operação de hidrelétricas, uma disputa judicial que se arrasta desde meados de 2015.

Outros 320 milhões de reais não foram pagos por outros motivos, disse a CCEE.

A operação, realizada pela CCEE, envolveu 6.132 agentes, sendo 3.578 devedores e 2.554 credores.

A CCEE também promoveu a liquidação financeira referente à Conta Centralizadora dos Recursos de Bandeiras Tarifárias - ou Conta Bandeiras.

A liquidação referente aos recursos de bandeiras tarifárias na contabilização de junho de 2017 movimentou 154,2 milhões de reais.

Mensalmente, a reguladora Aneel define como deve se dar o rateio dos recursos arrecadados com a cobrança das bandeiras tarifárias nas contas de luz e do prêmio de risco hidrológico entre as concessionárias e permissionárias de distribuição, sendo a CCEE responsável por essa operacionalização.