IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

PMDB discute candidatura à Presidência, mas ainda não tem um nome

08/08/2017 17h37

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente nacional do PMDB e líder do governo no Senado, Romero Jucá (RR), afirmou nesta terça-feira que seu partido discute se apresentará candidatura à Presidência, mas assim como outras legendas ainda não tem um nome definido.

"O PMDB está discutindo, o PMDB vai ter candidatos a governo do Estado onde puder ter e nós vamos discutir nomes para presidente. Se você perguntar a mim hoje existe um nome definido no PMDB para ser candidato a presidente? Não. Mas eu vejo a maioria dos partidos sem nome", disse, ao ser questionado se o partido apresentará candidatura ao Planalto.

Questionado sobre a possibilidade de apoio a uma eventual candidatura do prefeito de São Paulo João Doria (PSDB) à presidência da República, Jucá afirmou que irá discutir "no leque de alianças" a melhor opção para o PMDB e que não iria interferir na escolha de candidaturas de outro partido.

"Não há nomes", disse. "Acho que a questão do Doria, do (Geraldo) Alckmin, são nomes excelentes... não vamos nos meter, não vou me imiscuir na questão interna do PSDB para discutir quem é o candidato deles a presidente."

A declaração de Jucá ocorre um dia depois de o presidente Michel Temer, também peemedebista, ter feito vários elogios a Doria durante evento em São Paulo, no que foi visto por alguns como uma maneira de reforçar a posição do prefeito na disputa interna do PSDB e uma retaliação a Alckmin. A maioria dos deputados tucanos paulistas se posicionou contra Temer na votação sobre a denúncia na semana passada.

A possibilidade de uma candidatura de Doria à Presidência da República ganhou força após o envolvimento dos principais nomes do PSDB em denúncias e delações premiadas analisadas pela Justiça.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)