IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cyrela tem prejuízo de R$141 mi no 2º tri

10/08/2017 19h55

SÃO PAULO (Reuters) - A construtora e incorporadora Cyrela teve prejuízo líquido de 141 milhões de reais no segundo trimestre, revertendo lucro de 44,7 milhões obtido um ano antes, informou a empresa nesta quinta-feira.

O resultado foi prejudicado, principalmente, por conta de um impacto negativo de 122 milhões de reais referente ao condomínio de luxo Grand Parc, em Vitória, que sofreu desabamento em meados do ano passado.

A geração de caixa caiu para 64 milhões de reais nos três meses encerrados em junho, frente a um resultado de 118 milhões de reais um ano antes, devido a uma maior concentração no pagamento de juros de dívidas assim como o pagamento de indenizações.

O endividamento líquido da empresa caiu 1,6 por cento sobre o primeiro trimestre, para 1,72 bilhão de reais. A alavancagem da companhia ficou em 27,3 por cento do patrimônio líquido, praticamente estável na comparação trimestral e acima dos 24,1 por cento de um ano antes.

"Continuamos focados na geração de caixa operacional e redução do estoque da companhia", disse a Cyrela em seu balanço. "Embora as melhoras estejam acontecendo de forma lenta, acreditamos que os piores momentos ficaram para trás."

A margem bruta da empresa despencou 13,1 pontos percentuais no período sobre o mesmo período de 2016, totalizando 26,7 por cento de abril a junho.

Já os lançamentos da companhia cresceram 7,1 por cento no segundo trimestre na comparação anual, totalizando 640 milhões de reais em valor geral de vendas -- foram nove lançamentos no segundo trimestre, ante seis no ano anterior.

As vendas contratadas cresceram 35,4 por cento, fechando o trimestre em 756 milhões de reais. A venda de estoque pronto correspondeu a 35 por cento do total.

O banco de terrenos da empresa sofreu redução de 3,1 por cento no período, para 50,23 bilhões de reais em valor geral de vendas com permuta.

A receita líquida também caiu, para 575 milhões de reais no segundo trimestre, 4,2 por cento a menos que em igual período do ano passado.

(Por Sérgio Spagnuolo)