Bolsas

Câmbio

Glencore eleva previsão de ganhos com trading, vê expansão de carros elétricos

SÃO PAULO (Reuters) - A Glencore elevou sua previsão de ganhos para o negócio de trading, citando preços mais altos de commodities, e afirmou nesta quinta-feira que a expansão de carros elétricos e a demanda por armazenamento de energia vão impulsionar a procura por seus produtos.

A empresa aumentou em 100 milhões de dólares a sua previsão para o lucro antes de juros e impostos (Ebit) para todo o ano em seus setores de trading ou marketing, para uma faixa entre 2,4 bilhões e 2,7 bilhões de dólares.

"Com preços de commodities mais altos, nosso negócio de marketing tem um melhor desempenho, mais oportunidades de arbitragem existem", disse o CEO da empresa, Ivan Glasenberg, durante teleconferência com analistas, notando que a demanda por commodities se mostra firme, enquanto a oferta, limitada.

No primeiro semestre, o Ebitda total da Glencore subiu 68 por cento, enquanto o Ebit aumentou 334 por cento na comparação anual. Já a dívida líquida diminuiu em 1,6 bilhão de dólares desde o fim de 2016, para 13,9 bilhões de dólares.

A relação entre dívida líquida e Ebitda recuou para 1,07 vez ao término de junho, inferior à de 1,51 vez no fim do ano passado. Uma alavancagem perto de 1 vez é considerada saudável na indústria de mineração intensiva.

Como líder mundial em cobalto e com forte produção de níquel, zinco e cobre, a Glencore aprecia a perspectiva de maior uso de carros elétricos.

(Por Barbara Lewis, em Londres, Sanjeeban Sarkar e Arathy S Nair, em Bangalore)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos