IPCA
0,83 Mar.2024
Topo

Toshiba recebe aprovação de auditora e deve evitar deslistagem de ações por enquanto

10/08/2017 09h43

TÓQUIO (Reuters) - A Toshiba Corp provavelmente evitou uma deslistagem imediata depois que sua auditora aprovou resultados financeiros, embora com críticas à sua governança, mas o futuro do conglomerado japonês permanece incerto, sem nenhum progresso em negociações para vender a unidade de chips.

A PriceWaterhouseCoopers Aarata (PwC) deu uma "opinião qualificada" sobre os resultados da Toshiba para o ano encerrado em março, bem como para o período de abril a junho. Isso significa que o auditor atestou amplamente a contabilidade da Toshiba.

No entanto, a PwC também emitiu uma rara "opinião adversa" sobre os controles internos da empresa, dizendo que as perdas na atual unidade nuclear Westinghouse não foram registradas em tempo hábil.

A Toshiba tem enfrentado dificuldades para reconquistar confiança dos acionistas desde 2015, quando informou ter inflado lucros ao longo de vários anos. Analistas afirmaram que não estava claro se a empresa poderá permanecer listada em bolsa no longo prazo, independentemente da aprovação da auditoria.

No mês passado, o jornal Asahi publicou que o auditor estava considerando emitir apenas uma opinião adversa, uma decisão que poderia ter levado à deslistagem das ações do grupo de 140 anos. A exclusão das ações poderia reduzir a capacidade da companhia de obter recursos para a divisão de chips de memória, arriscando sua competitividade.

A bolsa de Tóquio está atualmente revisando a governança da Toshiba para decidir se a empresa poderá permanecer listada. Analistas disseram que uma deslistagem é improvável, uma vez que a PwC aprovou os resultados.

(Por Makiko Yamazaki e Ritsuko Ando)