IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Queda do juro está trazendo famílias de volta para o financiamento imobiliário, diz Cyrela

11/08/2017 13h50

SÃO PAULO (Reuters) - A queda das taxas de juros está ampliando o público elegível para obter financiamento imobiliário, movimento que pode ajudar na gradual retomada do setor, disse nesta sexta-feira à Reuters o diretor de Relações com Investidores e Finanças Estruturadas da construtora e incorporadora Cyrela, Paulo Gonçalves.

"Alguns bancos já estão trabalhando com taxas anuais de um dígito, o que torna possível aprovar o financiamento a um público que antes não tinha condições", disse Gonçalves, sem no entanto detalhar em que intensidade o movimento está se dando.

No entanto, o executivo afirmou que a retomada da atividade no ritmo de lançamentos no setor será bastante lenta, dado o nível elevado de desemprego e de estoques acumulados pelas construtoras.

"Em algumas regiões do país, a retomada de um nível regular de lançamentos pode levar uns três anos", disse Gonçalves.

O executivo afirmou que a Cyrela seguirá trabalhando em setores de renda mais alta assim como nos populares, como os do Minha Casa Minha Vida, segmento que respondeu por cerca de 30 por cento dos lançamentos da empresa em 2016.

"Mas o nosso foco vai ser mais a rentabilidade do que o crescimento", disse.

A Cyrela anunciou na quinta-feira à noite que teve prejuízo e forte queda da geração de caixa, refletindo entre outros fatores, pagamento de juros de dívidas e de indenizações. Os lançamentos e as vendas contratadas da Cyrela cresceram, mas a receita líquida caiu.

Apesar das graves dificuldades enfrentadas por outras grandes construtoras, como PDG Realty e Viver, que estão em recuperação judicial, Gonçalves disse que o mercado ainda segue bastante pulverizado, o que torna a concorrência ainda difícil.

(Por Aluísio Alves)