Bolsas

Câmbio

BNDES tem lucro líquido de R$1,34 bi n 1º semestre; fará teste de impairment da JBS

RIO DE JANEIRO (Reuters) - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social teve lucro líquido de 1,34 bilhão de reais no primeiro semestre desse ano, revertendo prejuízo de 2,17 bilhões de reais em igual período de 2016, informou a instituição de fomento nesta segunda-feira.

O resultado bruto do banco com participações societárias foi positivo em 1,42 bilhão de reais no período ante perda de 4,92 bilhões de reais no primeiro semestre de 2016 .

"A redução de 92,7 por cento com perdas em investimentos e o maior retorno proporcionado pela carteira de renda variável ... foram as principais contribuições do resultado de participações societárias", acrescentou o BNDES em comunicado.

O banco decidiu ainda que fará no segundo semestre deste ano cálculos para verificação do valor recuperável -- o chamado teste de impairment- dos papéis da JBS "devido à grande volatilidade no valor das ações da empresa".

O BNDES afirmou que a carteira de crédito teve baixa de 4,6 por cento na primeira metade do ano, equivalente a 27,83 bilhões de reais. O banco citou no comunicado que elevou em 4,16 bilhões de reais a provisão para risco de crédito no período.

Assim, a provisão para risco de crédito no primeiro semestre atingiu 17,11 bilhões de reais, o equivalente a 2,85 por cento da carteira total. A inadimplência, por período maior que 30 dias, recuou de 2,81 por cento no fim de 2016 para 2,45 por cento em 30 de junho deste ano.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos