Bolsas

Câmbio

Eunício diz que não pautará reforma política que contenha apenas criação de fundo para campanhas

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou nesta terça-feira que não vai pautar uma proposta de reforma política no plenário da Casa se ela conter apenas a criação do fundo especial para bancar as eleições de 2018.

Para o peemedebista, é preciso que a Câmara avance em outros pontos da reforma, como o fim das coligações proporcionais e a criação da cláusula de barreira para eleição de candidatos a cargos de deputado e vereador. "Fundo pelo fundo não tenho condições de pautar", disse.

Eunício participou de um almoço com a bancada do PSDB do Senado em que discutiu, entre outros assuntos, mudanças nas regras eleitorais.

O presidente do Senado defendeu novamente --assim como fez há duas semanas em entrevista à Reuters-- que o Legislativo se valha de recursos de fonte já existentes para bancar o fundo das campanhas.

O presidente interino do PSDB, senador Tasso Jereissati (CE), também foi na linha de Eunício. Para o tucano, é "complicado" fazer uma reforma política que contemple apenas a criação do fundo. Ele disse que ainda não há consenso sobre as fontes de recurso para abastecê-lo e que pretende reunir a bancada da Câmara para discutir o tema.

(Reportagem de Ricardo Brito)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos