IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Cade aprova com condições compra da operação de varejo do Citi no Brasil por Itaú Unibanco

Leonardo Goy

16/08/2017 10h44

Por Leonardo Goy

BRASÍLIA (Reuters) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou nesta quarta-feira, por unanimidade, a compra das operações de varejo do Citibank no Brasil pelo Itaú Unibanco, mediante condições previstas em um acordo de controle de concentrações a ser assinado com as partes.

Entre as condições para a operação, anunciada em outubro do ano passado no valor de 710 milhões de reais, está a de o Itaú não adquirir instituições financeiras e administradores de consórcios por até 30 meses.

O Cade esclareceu, entretanto, em nota que a restrição não se aplica ao processo de compra pelo Itaú Unibanco de fatia de 49,9 por cento da XP Investimentos, "que já está em análise pelo órgão antitruste".

Em entrevista à Reuters publicada na semana passada, o superintendente-geral interino do órgão antitruste, Diogo Thomson de Andrade, já havia dito que a análise do processo referente à XP era uma questão separada da compra da operação de varejo do Citibank.

A proposta de acordo aprovada no plenário do Cade nesta quarta-feira havia sido sugerida em julho pela superintendência-geral do Cade e foi acatada pelo relator do processo no plenário, Paulo Burnier, assim como pelos demais conselheiros.

Além da restrição a novas aquisições, o acordo prevê ainda que o Itaú melhore a disponibilidade de informações para os consumidores, principalmente em temas como portabilidade de crédito e de salário, educação financeira e utilização de serviços.

Também foram desenhadas medidas para o banco aprimorar sua política corporativa antitruste, "com o objetivo de reduzir o risco de exercício coordenado de poder de mercado por parte da instituição", disse o Cade.

A compra das operações de varejo do Citigroup no Brasil pelo Itaú Unibanco incluiu empréstimos, depósitos, cartões de crédito, agências, gestão de recursos e corretagem, assim como participações societárias do Citibank na Tecnologia Bancária (Tecban) e na Companhia Brasileira de Securitização (Cibrasec).