Bolsas

Câmbio

Governo decide leiloar aeroporto de Congonhas em 2018, diz Planejamento

Leonardo Goy

  • Renato S. Cerqueira/ Futura Press/ Estadão Conteúdo

BRASÍLIA, 16 Ago (Reuters) - O governo federal decidiu colocar em leilão o aeroporto de Congonhas, na cidade de São Paulo, em 2018, em uma disputa que deve levantar bilhões de reais para os cofres da União, informou o ministério do Planejamento, nesta quarta-feira (16).

O ministério não informou o valor pretendido pelo governo a ser levantado com Congonhas, mas afirmou que boa parte dos R$ 6 bilhões esperados pelo governo em receitas com concessões de aeroportos em 2018 virá do leilão do terminal paulista. 

O anúncio oficial da entrada de Congonhas no plano de desestatizações deve ocorrer na próxima terça-feira, após reunião do conselho do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Até a semana passada, era considerado como certo que o governo faria a concessão do aeroporto de Santos Dumont (RJ) e não de Congonhas, mas nesta semana houve uma mudança no direcionamento da questão, visando aumentar a arrecadação para o Tesouro e manter o terminal carioca para gerar receitas à estatal Infraero.

A decisão de leiloar Congonhas no lugar de Santos Dumont enfrentou resistências dentro do próprio governo. O Ministério dos Transportes vinha anunciando que o aeroporto do Rio seria concedido junto com outros terminais de menor porte, afirmou uma fonte do governo que participa das discussões na véspera. 

(Edição Alberto Alerigi Jr.)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos