IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Presidente do BCE não dará orientações sobre política monetária em Jackson Hole, dizem fontes

16/08/2017 07h08

Por Balazs Koranyi

FRANKFURT (Reuters) - O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, não apresentará uma nova mensagem de política monetária na conferência do Federal Reserve em Jackson Hole, disseram duas fontes familiares com a situação, reduzindo as expectativas de que o banco começará a traçar um caminho para acabar com o estímulo.

Um porta-voz do BCE disse que Draghi irá focar no tema do simpósio, sobre alimentar uma economia global dinâmica, em suas declarações no dia 25 de agosto, enquanto as fontes acrescentaram que ele deverá evitar a discussão sobre política monetária até o outono (no hemisfério norte), como definido na última reunião de política monetária em julho.

As expectativas em torno do discurso estavam crescendo nas últimas semanas, com os investidores apontando para o evento como o provável início do debate do BCE sobre como recalibrar a política monetária dado o crescimento sólido e o desemprego em queda rápida, porém com inflação persistentemente fraca.

Em 2014, última vez que Draghi falou em Jackson Hole, considerado o principal encontro mundial de bancos centrais, ele apresentou as bases do esquema de afrouxamento quantitativo do BCE, também alimentando expectativas de um discurso importante este ano.

"As expectativas de que esse será um grande discurso de política monetária estão erradas", disse uma das fontes.

Outra fonte disse que Draghi afirmou a autoridades na última reunião de política monetária que irá honrar a decisão do Conselho de evitar a discussão até o outono.