Bolsas

Câmbio

Economistas mantêm expectativa para corte de 1 p.p. da Selic em setembro

SÃO PAULO (Reuters) - Economistas de instituições financeiras mantiveram a expectativa de que o Banco Central irá manter o ritmo de corte de juros básicos em setembro, com inflação e economia em níveis fracos.

De acordo com a pesquisa Focus realizada semanalmente pelo BC, a Selic deve ir dos atuais 9,25 por cento para 8,25 por cento no encontro de 5 e 6 de setembro do Comitê de Política Monetária (Copom), segundo os cálculos dos especialistas consultados.

O levantamento divulgado nesta segunda-feira mostrou ainda que a mediana das projeções é de que a Selic terminará este ano e o próximo a 7,5 por cento, sem alterações em relação à pesquisa anterior. O BC vem cortando desde outubro passado a taxa básica de juros, sendo que o último movimento realizado no final de julho foi de 1 ponto percentual.

O Top-5, grupo que mais acerta as previsões, também vê corte de 1 ponto percentual na próxima reunião, mas mantém a expectativa de Selic a 7,25 por cento ao final tanto de 2017 quanto de 2018.

O Focus trouxe ainda ligeiro ajuste na expectativa para a inflação este ano, com o avanço do IPCA em 2017 calculado agora em 3,51 por cento, 0,01 ponto percentual a mais do que na semana anterior.

Para 2018 a conta continua sendo de inflação de 4,20 por cento. Em ambos os anos, a meta oficial de inflação é de 4,5 por cento, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

Em relação à economia, a visão dos especialistas é de que o Produto Interno Bruto (PIB) crescerá 0,34 por cento em 2017 e 2 por cento em 2018.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), espécie de sinalizador do PIB, mostrou na semana passada expansão de 0,25 por cento no segundo trimestre na comparação com os três primeiros meses do ano.

 

(Por Camila Moreira)

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos